Conceito (draft)

Esta iniciativa pretende-se afirmar como ponto de partida à procura de soluções práticas ao estado de desordem “inconsciente” que se pode observar em variadas superfícies urbanas.

Servindo o Bairro Alto como caso de estudo claramente emblemático que, com as devidas contextualizações, poderá servir de referência a futuras abordagens noutros locais.

Os pressupostos inerentes à iniciativa passam pelas seguintes premissas:

· Atitude o mais descomprometida possível em relação ao valor das intervenções, individuais ou no seu conjunto.

· Todos os agentes que de alguma forma se relacionem com o território são importantes para a obtenção do maior consenso possível.

· Convicção que através do encontro e debate racional será possível iniciar processos de tomada de consciência que levem a práticas potenciadoras de soluções dos problemas identificados.

O formato da iniciativa desenha-se por módulos passíveis de serem retirados ou adicionados, consoante as disponibilidades de espaço e tempo, assim como dos potenciais apoios à divulgação e organização no seu todo.

Segue-se, então, o alinhamento dos módulos que constituem a iniciativa, ordenados da maior dimensão (com maiores necessidades de espaço, divulgação e mais alongadas no tempo) para a menor.

Ideia de Academia – espaço de trabalho continuado sobre a temática. Conscientes de que a problemática em causa não se consegue resolver com um único evento, mas sim com acompanhamento e introduzindo noções de boas práticas de uma forma continuada, centralizando o conhecimento como pólo de tomada de consciência e estudo do fenómeno, procurando consequências práticas visíveis.

Encontro de vários dias – através dos vários pontos de vista dos intervenientes, em apresentações temáticas que da melhor forma consigam transmitir as suas posições, sendo que os grupos previstos neste momento são:

Representante da Ass. De Moradores
Representante da Ass. De Comerciantes
Representante da C.M. Lisboa (Núcleo de Projecto do Bairro Alto e B.)
Doutorando em Antropologia Visual,CEAS – ISCTE
Doutorando em Sociologia Urbana, FCSH – U. Nova
Jornalistas com trabalho desenvolvido
Arquitectos, projectistas vários
Representante do campo das Artes plásticas
Praticantes veteranos
Praticantes iniciados

Encontro Final – catalisado por concurso de ideias facilitador da divulgação e gerador de novas perspectivas, procurando através de um conjunto de regras de participação simples: levantamento dos problemas dos mais graves aos menos graves, determinação de soluções possíveis, e discussão dos resultados confluindo para uma decisão de possível execução.

As datas possíveis poderão modelar a complexidade da iniciativa, assim como o seu sucesso ou insucesso. Neste sentido, é desejável um bom agendamento das várias sessões.

Determinantes neste processo são as localizações disponíveis, a temática em causa é bastante flexível de cariz eminentemente urbano e contemporânea, sendo passível de se adaptar com alguma facilidade aos mais variados espaços.

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s